Dicas de cuidados com a saúde dos cavalos

Há vários fatores envolvidos quando o assunto é a saúde dos cavalos. E os cuidados, na prática, podem variar de acordo com o animal e o ambiente. Para que suas necessidades básicas sejam atendidas, é indispensável a manutenção de determinadas medidas em relação à higiene, alimentação, realização de exercícios físicos, bem como a situação do lugar em que vivem. Vamos conhecer agora algumas das principais questões envolvidas ao se falar na saúde dos equinos.

Alimentação

Um cavalo bem nutrido tem a saúde melhor e desempenha suas funções com mais qualidade. Por essa razão, a alimentação deve ser balanceada, contendo sais, minerais, feno, grãos e aveia, além de água sempre limpa e fresca. A dosagem se dá em porções distribuídas ao longo do dia. Já a quantidade pode variar conforme o peso e idade. Por isso, a orientação de um veterinário é essencial.

Dentes e boca

Qualquer problema que atinja os dentes e a boca pode afetar a saúde do animal como um todo. Nesse contexto, a mastigação é um fator que merece muita atenção. Aqueles que pastam com mais frequência conseguem gastar os dentes de maneira mais adequada. Já os que permanecem mais confinados os desgastam mais lentamente, devido à alimentação macia que recebem. É uma questão que pode gerar problemas, como dentes muito longos, por exemplo. Dentre as consequências das desordens orais, estão a perda de peso, agressividade, dificuldades em se alimentar, entre outros.   

Atenção aos cascos, pelos e patas

Cada parte do corpo do cavalo precisa de cuidados minuciosos para que o quadro geral seja saudável. Os cascos, por exemplo, caso não recebam cuidados, como o casqueamento, podem ter calos e infecções, comprometendo a locomoção e o bem-estar. 

Já os pelos devem estar higienizados e escovados, pois manter os animais limpos é uma das medidas mais eficazes para afastar qualquer tipo de doença. O processo de escovação, inclusive, auxilia no relaxamento da musculatura, contribuindo para trazer mais tranquilidade. As patas, por fim, são membros que suportam todo o peso do cavalo, merecendo medidas de proteção e sustentação.

Vacinas e consultas de rotina ao veterinário

A vacinação é outro ponto de fundamental importância para garantir a saúde deles, assim como o acompanhamento de um especialista. É ele quem vai determinar os cuidados necessários para que o animal se desenvolva de maneira saudável. Além disso, em situações adversas, como no caso de acidentes e possíveis ferimentos, um atendimento rápido e especializado é necessário para que o cavalo não tenha mais sofrimentos.

Ambiente seguro e confortável

O local em que o cavalo vive e passa o seu tempo interfere diretamente na sua saúde. Por essa razão, a baia ou qualquer outra instalação tem que ser feita de modo a permitir que ele tenha o conforto necessário. As dimensões variam, mas, no geral, o lugar tem que permitir que o animal consiga se movimentar, além, claro, de estar sempre limpo e seco. 

Portanto, fica claro que os cavalos são animais fortes e, ao mesmo tempo, sensíveis, que carecem de procedimentos específicos para a garantia da sua qualidade de vida e bem-estar, além do bom desenvolvimento de suas funções.