Conheça 5 doenças equinas e como preveni-las

Uma das maiores preocupações de criadores de equinos são as condições de saúde dos animais. Conheça 5 das principais doenças que atingem os equinos e saiba como preveni-las. 

Anemia Infecciosa 

Conhecida também como febre dos pântanos, a anemia infecciosa é uma doença causada por vírus. É transmitida através da picada de mosquitos ou ainda, através de materiais contaminados, como agulhas e materiais cirúrgicos. Atinge cavalos de todas as idades e seus sintomas incluem febre alta, fraqueza, falta de apetite e debilidade das patas. 

Cólica Equina

A cólica equina é causada principalmente por problemas digestivos.É uma condição relativamente comum e acaba afetando o desempenho dos animais. De modo mais geral, pode ser definida como um desalojamento anatômico das alças intestinais, que causam inflamações e espasmos musculares. A cólica equina causa também a obstrução intestinal e fermentação estomacal. Outros sintomas que podem aparecer são a febre, constipação, inquietação do animal, sudorese e aumento da frequência do pulso e aceleração da respiração. O diagnóstico é feito através de anamnese e exames clínicos, incluindo a ultrassonografia.

Encefalite Equina 

A encefalite equina é uma grave doença causada por vírus, transmitida através de morcegos, carrapatos e outros animais hematófagos. O vírus atinge o sistema nervoso dos cavalos, causando sintomas graves que incluem a perda acentuada de peso em um curto período, sonolência excessiva, o comprometimento da visão, hipersensibilidade aos ruídos e tato, fadiga e dificuldades de locomoção. O diagnóstico é feito através de exames, que incluem a tomografia e a ressonância magnética. O tratamento é feito através de medicações para aliviar os sintomas. Pode ser evitada através de vacinação. 

Gurma Equina

A gurma equina é causada por bactérias e normalmente, o contágio acontece através de áreas e materiais contaminados ou mesmo através do contato de animais saudáveis com animais infectados. Atinge cavalos de qualquer idade, comprometendo sua saúde respiratória. Os sintomas incluem o surgimento de secreção nasal, febre e abscessos na região mandibular e do pescoço. 

Influenza  Equina

Conhecida também como tosse cavalar, a influenza equina é altamente contagiosa. É causada pelo vírus da Influenza A e aparece principalmente durante os meses mais frios do ano. Os sintomas incluem a tosse, febre, inflamação na garganta do animal e secreção nasal, além da dificuldade respiratória. Se espalha com facilidade por conta da aglomeração dos animais, que passam a doença um para o outro e assim por diante. A doença pode ser evitada através da vacinação. 

Como prevenir doenças em equinos? 

Na maioria dos casos, as doenças em equinos podem ser evitadas através da vacinação e higienização do ambiente onde os animais vivem. Combater periodicamente os focos de vetores (mosquitos, carrapatos e etc) também pode garantir uma melhor qualidade de vida aos cavalos e evitar que sejam contaminados com doenças prejudiciais à saúde. 

Exames de rotina são essenciais também na identificação de condições que podem exigir tratamento e atenção. 

De modo geral, os criadores devem ficar atentos aos sintomas e comportamentos que podem ser apresentados pelos animais. Caso identificado alguma condição que exija cuidado, deve-se procurar a ajuda de um médico veterinário.

 

A Jockey Farmácia Veterinária tem os melhores produtos para você cuidar da saúde equina. Você encontra vacinas, medicamentos e suplementos que irão manter o seu cavalo sempre saudável e bonito.