5 dicas para acalmar um cavalo com ansiedade

Quem não está acostumado com o mundo equestre pode até se surpreender ao falarmos sobre ansiedade em cavalos. Afinal, um animal de tão grande porte e habilidades pode sofrer esse tipo de interferência? A resposta é sim. Como sabemos os cavalos são extremamente inteligentes, assim como possuem alto grau de sensibilidade. Os equinos também têm ótima acuidade visual, bom olfato, sensibilidade ao tato, excelente audição e gustação. Além disso, têm uma grande capacidade de estabelecer laços afetivos com os humanos. 

No entanto, o meio aonde vive ou algumas outras situações podem trazer estresse e ansiedade, justamente pela alta sensibilidade do animal – alguns já nascem assim, enquanto outros precisam apenas de gatilhos. Existem inúmeras razões que podem causar isso, como medo de algum objeto, barulhos altos e inesperados, lutar para entender algum comando, não saber onde está e o que deve fazer, entre outras situações do dia a dia que você já pode ter identificado em seu animal. 

Criar cavalos é uma tarefa bastante prazerosa, mas para que isso se torne mais simples no dia a dia é preciso conhecer algumas particularidades do animal e saber como lidar com elas. Seja qual for a fonte de ansiedade do seu cavalo, existem algumas dicas que você pode fazer para aliviar o que ele sente:

    1. Tenha paciência: ao perceber que o cavalo está passando por um momento de estresse ou ansiedade a primeira dica é ter paciência. Ou seja, não exija muito dele, para não aumentar ainda mais a tensão. É necessário reconhecer tanto as limitações físicas como emocionais do animal. Mesmo que você saiba que ele tem inclinação a tentar os comandos, prefira não o colocar em mais uma situação difícil para resolver. 
  • Comunicação clara: como já mencionamos uma das situações que pode deixa-lo estressado é não entender o comando. Por isso, comunique-se claramente, ainda mais se ele estiver em uma situação de estresse. Nesse momento você deve ser consistente estabelecendo as regras, impondo limites e deixando claro o que quer dele.
  1. Linguagem corporal correta: nos comunicamos com os cavalos por meio de linguagem corporal. Por exemplo, com a perna aplicamos e liberamos a pressão para dizermos o que queremos deles. Saber fazer a aplicação de pressão na hora certa é uma ferramenta poderosa, pois ao aplicar você consegue perceber quando o animal começa a obedecer e o recompensa com a liberação imediata da pressão. Ou seja, ele percebe o acerto e isso o encoraja a relaxar. É um ótimo momento para elogiar.
  2. Ajude-o com a sua calma: é preciso manter a calma para que o cavalo recobre a sua própria. Nesses momentos é preciso um manejo sensível e consistente.
  3. Tente um suplemento: mesmo com todas as tentativas pode ser que o seu cavalo necessite um suplemento calmante. A formulação especial desses medicamentos geralmente contém vitaminas e mineiras que auxiliam na sensação de bem-estar do animal. Para isso, consulte o veterinário e veja qual é a melhor indicação. 

A Jockey Farmácia Veterinária trabalha com suplementações calmantes direcionadas especialmente para equinos. Clique aqui e confira as opções.