Curiosidades sobre o cavalo puro inglês
A elegância que os cavalos transmitem ao caminhar ou cavalgar é algo indiscutível, além disso algumas raças se destacam pela inteligência, enquanto outras, pela capacidade atlética superior às demais, como é o caso do puro-sangue inglês (PSI) ou thoroughbred, na língua nativa.
A origem dessa raça, como o próprio nome diz, foi na Inglaterra, em 1750, durante o reinado do Rei Jorge II – quando foi criado o studbook do PSI. A base foram os garanhões árabes: Darley Arabian, Bierley Turk e Godolphin Barb, que foram cruzados com éguas selecionadas. O resultado foi um cavalo com grande capacidade para competições esportivas como o turfe (corridas) e o hipismo, devido ao excelente desempenho para salto e velocidade.
Além desses, outros garanhões de raças orientais também contribuíram para a formação do PSI, mas são menos influentes. São eles: Alcock Árabe, Branco Turk de D’Arcy, Leeds Arábico e Barb Curwen Bay.
Para entender exatamente a descendência dos PSI, foi realizado recentemente um estudo genético, que apontou que 95% dos puro-sangue inglês são descendentes diretos de Darley Arabian. Entretanto, quando avaliado o pedigree do puro-sangue moderno, a avaliação demonstrou que a maioria dos cavalos tiveram mais cruzamentos com a linha Godolphin Barb (13,8%) do que com a Darley Arabian (6,5%), levando em consideração todas as linhas maternas e paternas.
Características do PSI
Com uma enorme capacidade atlética, os cavalos puro-sangue inglês se destacam por seu porte físico. São animais grandes, que atingem uma altura entre 157 e 173 centímetros; mas, ao mesmo tempo são considerados leves, pesando em torno de 500 kg, o que contribui para a agilidade; têm olhos amendoados e um focinho musculoso; a pelagem brilhante varia entre o castanho, alazão, negro e tordilho e com a cauda larga e longa fazem deles ainda mais majestosos. Por isso, além das corridas, muitas vezes os PSI também são utilizados em exibições equestres.
Personalidade
O puro-sangue inglês é um cavalo com forte personalidade, por isso, não é indicado para montadores novatos. São muito inteligentes e aprendem rapidamente o que lhe é ensinado. Além disso, por serem muito corajosos, gostam de desafios. Mas, por terem a personalidade mais teimosa e temperamento ativo, são considerados rebeldes. Portanto, o ideal é que pessoas com vasta experiência façam a doma dessa raça.
O PSI no mundo
Atualmente, os PSI são criados no mundo todo, em países como EUA, Austrália, Alemanha, França, Rússia, Colômbia, Argentina e Brasil. O principal objetivo é a criação de cavalos fortes e ágeis para corridas. Além disso, o puro-sangue inglês também passou a ser usado para fazer cruzamentos e criar novas raças de cavalos de sangue quente ou melhorar as que já existem. No Brasil, quem administra o studbook do cavalo puro-sangue inglês é a Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida, que foi fundada em 1891, pelo decreto 14/1 do Governo Provisório.